terça-feira, 15 de março de 2011

Palavra de Sabedoria


O estado emocional é muito importante, pois influencia o nível de saúde. Por isso a paz interior é vital para o perfeito funcionamento do corpo. A inteligência, o raciocínio e o pensamento são fatores absolutamente secundários. A saúde tem por base a paz interior, que transcende qualquer outro aspecto da vida. A paz é a nossa maior sensação. Pode-se dizer até que ela é a felicidade e não está relacionada a bens adquiridos do mundo exterior e sim do mundo interior.

A felicidade é um estado de espírito e depende do estado do corpo. Por isso é impossível adquirir uma elevação espiritual através de um corpo físico débil, sem energia, movido pelo mau humor e irritação. O trabalho é magnífico para adquirir bem materiais, mas estes são apenas ferramentas para vislumbramos algo muito maior.

Em vez de pensarmos em tantos problemas, devemos nos entregar a algo que nos aproxime da tranqüilidade e da harmonia, fazendo da sua vida uma paz contínua e ininterrupta. A entrega, a busca da fé leva as pessoas à paz interior, perene e fundamental, para a saúde e a felicidade, através da fé conhecemos como é o PURO AMOR, sendo esse, o caminho para eternidade.

Nuno Cobra em seu Livro A Semente da Vitória, afirma que a saúde não é o estado da não-doença, mas a plenitude da vida; é a pessoa alegre, espiritualizada. Saúde é ver essa manhã ensolarada e contemplar Deus, a beleza, a vida, essa coisa extraordinária que temos de graça. As pessoas estão tristes porque não são saudáveis.

Para que cuidemos deste corpo físico que nosso Pai Celestial nos concedeu, um mandamento foi dado em revelação ao Profeta Joseph Smith, em 1833, em Kirtland, Ohio, dando-nos direção específica para a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, sobre como tratar a benção gloriosa do corpo com respeito, da qual chamamos de Palavra de Sabedoria.

A fim de não cairmos no “abismo da miséria e angustia sem fim”, Helamã 5:12, devemos ser obedientes aos mandamentos, pois “devido a maldades e desígnios que existem e virão a existir no coração de homens conspiradores nos últimos dias” D&C 89:4, muitos experimentarão a angústia física e emocional.

O senhor aconselhou os Santos a não usarem:

• Vinho, bebidas fortes (bebidas alcoólicas)

• Tabaco

• Bebidas quentes (café, chá preto).

A Palavra de Sabedoria é uma valiosa Lei Secular, sendo também uma Lei Espiritual. Cumprindo a Palavra de Sabedoria tornamo-nos espiritualmente mais fortes, purificandi-nos para que o Espírito Santo possa habitar em nós.

O Senhor também nos ensina quais as coisas que são boas para nosso corpo, como o uso de hortaliças, frutas, peixe e grão, declarando que eles são realmente para o uso do homem na sua própria estação.

Para aqueles que permanecerem dignos terão a Promessa de encontrar Sabedoria e grandes Tesouros Ocultos, verdades importantes nos serão reveladas pelo Espírito Santo, conforme D&C 89:18-20: “E todos os santos que se lembrarem de guardar e fazer estas coisas, obedecendo aos mandamentos, receberão saúde para o umbigo e medula para os ossos; e encontrarão sabedoria e grandes tesouros de conhecimento, sim, tesouros ocultos; e correrão e não cansarão; e caminharão e não desfalecerão.” 
 
O Trabalho, o descanso e os exercícios também são importantes e ajudam fortalecer nosso corpo físico.
 
O Presidente Boyd K. Packer ensinou: "Nosso Corpo Físico é o intrumento de nosso Espírito. Na Maravilhosa revelação da Palavra de Sabedoria, apreendemos que devemos manter nosso corpo livre de impurezas que podem entorpecer ou até destruir os delicados sentidos físicos que têm a ver com a comunicação Epiritual. A Palavra de Sabedoria é o ponto Chave para a revelação individual. (Conference Report, Outubro de 1989, p.16, ou A Liahona, Janeiro de 1990, p.155).
 
Leia também a Mensagem sobre Reflexões de uma vida consagrada: http://nanasilveira.blogspot.com/2011/02/reflexoes-de-uma-vida-consagrada.html

Nenhum comentário: