quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Reflexões de uma Vida Consagrada

Reflexões de uma Vida Consagrada

Devemos ser verdadeiros discípulos de Jesus, assim, devemos buscar, refletir e ponderar sobre os ensinamentos do Mestre nas Sagradas Escrituras. “Jesus dizia: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;” João 8:31
Salomão busca o significado e propósito na vida, sendo que a vida é vazia, a menos que façamos de Deus nossa prioridade. Ele é a única meta adequada de nossa existência. "Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade" (Eclesiastes 1:2).

É preciso cuidar dos verdadeiros e bons pensamentos e dos desejos profundos do coração. (Hb. 4,12), pois nossas escolhas provêm da nossa consciência, sendo o lugar onde educamos nossas pulsões. Escolher a vida é dar-lhe sentido bom e grande e nos libertamos quando dizemos não ao mundo. Jesus Cristo nos exorta que para o sim seja sim e o não seja não de verdade. Infeliz de quem troca e diz sim quando queria dizer não. Lembremos o que Paulo nos ensina: “nenhum de nós se deixe esquematizar pelos esquemas que são as atuais circunstâncias de nossa vida.) Romanos 12, 1-6.

Tempo e Escolhas
Nosso Pai Celestial nos concedeu preciosas dádivas, sendo o Livre Arbítrio e o Tempo, na Liahona de Novembro de 2010, temos a mensagem deixada pelo Élder D. Todd Christofferson, do quórum dos doze Apóstolos, comenta sobre os ensinamentos deixados pelo o Élder Richard L. Evans: "A vida lhe oferece duas dádivas preciosas - uma é o tempo e, a outra, a liberdade de escolha - a liberdade de comprar como seu tempo o que você quiser. Você é livre para investir seu tempo na busca de emoções." Depois comenta sobre o que o Profeta disse: O homem existe para que tenha alegria, uma alegria que inclui uma vida plena, uma vida dedicada ao serviço, ao amor e à harmonia no lar, aos frutos do trabalho honesto e a aceitação do evangelho de Jesus Cristo, seus requisitos e mandamentos. Somente nessas coisas você encontrará a verdadeira felicidade, uma felicidade que não dissipa com as luzes, a música e as multidões.

“O verdadeiro sucesso nessa vida advém da consagração de nossa vida – ou seja, de nosso tempo e escolhas – aos propósitos de Deus. Ao fazê-lo, permitimos que Ele nos erga até nosso destino mais elevado."

http://lds.org/churchmagazines/LI_2010_11_00___09291_059_000.pdf

“Nosso valores influenciam tudo o que fazemos com nosso tempo, energia, recursos, e comportamento em relação a terceiros. Eles orientam nossa vida. Todos os dias nos defrontamos com circunstâncias e escolhas que põem à prova nossos valores pessoais e requerem decisões que fortalecem ou enfraquecem tais valores. Precisamos avaliar as influências sofridas por nossos valores e metas.”

“Um de nossos privilégios conferidos por Deus é, sem dúvida, o direito de escolher nossa atitude em quaisquer circunstâncias. Podemos permitir que o que acontece ao nosso redor determine nossos atos, ou podemos assumir e governar nossa vida, usando como diretrizes os princípios da religião pura. Nada nos beneficiará realmente, até ser incorporado em nossa vida”. Marvin J. Ashton
I - Qual é o verdadeiro significado de nossa Vida?
Um profeta de Deus disse: “o homem existe para que tenha alegria, uma alegria que inclui uma vida plena, uma vida dedicada ao serviço, ao amor e à harmonia no lar, aos frutos do trabalho honesto e a aceitação do evangelho de Jesus Cristo, seus requisitos e mandamentos somente nessas coisas você encontrará a verdadeira felicidade, uma felicidade que não dissipa com luzes, a música e as multidões”
O Propósito principal da vida mortal é o de que todo espírito receba um corpo assim e aprenda a exercer o arbítrio moral em um tabenárculo de carne.

II – Colheita/Talentos
 
“chegará o momento em que você terá de prestar contas de cada dia, cada hora, cada minuto de sua vida mortal”





Reflexão: Será que lembramos o que é o mais importante nesta vida? Quais são as metas e valores que apreciamos para chegar ao nosso propósito?


Todos nós possuímos dons e talentos, seja em escutar, em cantar, em escrever, aconselhar, espalhar alegria, não devemos nos julgar inferiores por não termos certos dons que outros possuem, para uns é fácil perguntar, para outros, a timidez atrapalha e assim, prefere somente responder, mas todos são pequenos dons, o que podemos fazer é desenvolver os dons que possuímos continuar atentos e confiantes na Palavra de Sabedoria, pois a medida que nos elevamos espiritualmente, nossos dons também se elevam. Seja qual for nosso talento, é o nosso melhor e seremos cobrados. Nossa vida se enriquece quando compartilhamos o que temos de melhor.

Mateus 25:14-30: “Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens. E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe. E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos. Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois. Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles.
Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles. E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos. Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;
E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.
Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?  Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros. Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos. Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado. Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.

D&C 42:68-69: “Portanto aquele que tem falta de sabedoria peça-a a mim; e dar-lhe-ei liberalmente e não o lançarei em rosto. Alegrai-vos e regozijai-vos, porque a vós foi dado o reino; ou, em outras palavras, as chaves da igreja. Assim seja. Amém.

III – Consagração:

Consagrar significa separar ou dedicar algo para que se torne Sagrado, isto é, para propósitos santos. O Verdadeiro Sucesso nesta vida advém da consagração de nossa vida, ou seja, de nosso TEMPO E ESCOLHAS, aos propósitos de Deus.
Ao fazê-lo, permitimos que nosso Pai Celestial nos erga até o nosso destino mais elevado.

Provérbios 3:5-6: “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. reconhece-o em todos os teus caminhos e Ele endireitará as tuas veredas”

João 17: 1-4: “Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti; Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste. E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer. E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse. “

Cinco Aspectos de uma Vida Consagrada

Os Princípios são sinalizadores permanentes com os quais as pessoas podem direcionar seus cursos em situações de tempestade, calmaria, escuridão e claridade.

1 – Pureza


Sem Culpa e sem mancha o Senhor nos encoraja: “Arrependei-vos todos vós confins da Terra, vinde a mim e sede batizados em meu nome, a fim de que sejais santificados recebendo o Espírito Santo, para que comparecerdes sem mancha perante mim no último dia. 3 Néfi 27:20”
Ser livre de pecado ou culpa. A pessoa torna-se pura quando seus pensamentos e ações limpos de todos os sentidos. Quem pecou, pode purificar-se pela fé em Jesus Cristo, arrependendo e recebendo as Ordenanças do Evangelho. (Guia Para Estudo das Escrituras).

Mosias 3:19 “Porque o homem natural é inimigo de Deus e tem-no sido desde a queda de Adão e sê-lo-á para sempre; a não ser que ceda ao influxo do Santo Espírito e despoje-se do homem natural e torne-se santo pela expiação de Cristo, o Senhor; e torne-se como uma criança, submisso, manso, humilde, paciente, cheio de amor, disposto a submeter-se a tudo quanto o Senhor achar que lhe deva infligir, assim como uma criança se submete a seu pai.”

2- Trabalho

Vês um homem diligente em seu trabalho? Ele será posto a serviço de reis. (Provérbios 22:29).
Que todo homem aprenda seu dever e agir com toda Diligência (D & C 107:99)

Diligência: é uma habilidade adquirida que combina persistência criativa, esforço inteligente, planejado e executado de forma honesta e sem atrasos, com competência e eficácia, de modo a alcançar um resultado puro e dentro do mais alto nível de excelência.

A Alma dos diligentes é saciada (Provérbios 13:4)
Uma vida consagrada é uma vida de trabalho árduo. “No suor do teu rosto comerás o teu pão” Gênesis 3:19

3- Respeito pelo Corpo Físico

Uma vida consagrada respeita a incomparável dádiva do corpo físico, uma criação divina feita à própria imagem de Cristo.

Não sabeis vós que sois TEMPLO DE DEUS e que o ESPÍRITO DE DEUS habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá, porque o templo de Deus, que sois vós, é SANTO. (I Coríntios, 3:16-17).

Guardar Palavras de Sabedoria:

D & C 89:1-21

O senhor aconselhou os Santos a não usarem:

• Vinho, bebidas fortes (bebidas alcoólicas)
• Tabaco
• Bebidas quentes (café, chá mate)

Purifiquemos o corpo para que o Espírito do Senhor habite em nós.

1 UMA Palavra de Sabedoria, para o benefício do conselho de sumos sacerdotes, reunido em Kirtland, e da igreja e também dos santos de Sião—
2 Para ser enviada como saudação; não como mandamento ou coerção, mas como revelação e palavra de sabedoria, manifestando a ordem e a vontade de Deus quanto à salvação física de todos os santos nos últimos dias—
3 Dada como princípio com promessa, adaptada à capacidade dos fracos e do mais fraco de todos os santos, que são ou podem ser chamados santos.
4 Eis que, em verdade, assim vos diz o Senhor: Devido a maldades e desígnios que existem e virão a existir no coração de homens conspiradores nos últimos dias, eu vos adverti e previno-vos, dando-vos esta palavra de sabedoria por revelação—
5 Eis que não é bom nem aceitável aos olhos de vosso Pai que alguém entre vós tome avinho ou bebida forte, exceto quando vos reunis para oferecer vossos sacramentos perante ele.
6 E eis que deve ser vinho, sim, avinho puro de uva da videira, de vossa própria fabricação.
7 E também bebidas fortes não são para o ventre, mas para lavar vosso corpo.
8 E também tabaco não é para o corpo nem para o ventre e não é bom para o homem, mas é uma erva para machucaduras e todo gado doente, a qual se deve usar com discernimento e habilidade.
9 E também bebidas quentes não são para o corpo nem para o ventre.
10 E também em verdade vos digo: Todas as ervas salutares indicou Deus para a constituição, natureza e uso do homem—
11 Toda erva em sua estação e toda fruta em sua estação; todas essas para serem usadas com prudência e ação de graças.
12 Sim, também a carne de animais e a das aves do ar, eu, o Senhor, indiquei para uso do homem, com gratidão; contudo, devem ser usadas moderadamente;
13 Agrada-me que não sejam usadas a não ser no inverno ou em tempos de frio ou de fome.
14 Todos os grãos são indicados para uso do homem e dos animais, para ser o esteio da vida, não só para o homem, mas também para os animais do campo e as aves do céu e todos os animais selvagens que correm ou rastejam na terra;
15 E estes fez Deus para uso do homem apenas em épocas de escassez ou fome excessiva.
16 Todos os grãos são bons para alimento do homem, como também o fruto da videira; aquilo que produz fruto, seja na terra ou acima da terra—
17 Contudo, o trigo para o homem e o milho para o boi e a aveia para o cavalo e o centeio para as aves e os porcos e para todos os animais do campo; e a cevada para todos os animais úteis e para bebidas suaves, como também outros grãos.
18 E todos os santos que se lembrarem de guardar e fazer estas coisas, obedecendo aos mandamentos, receberão saúde para o umbigo e medula para os ossos;
19 E encontrarão sabedoria e grandes tesouros de conhecimento, sim, tesouros ocultos;
20 E acorrerão e não se cansarão; e caminharão e não desfalecerão.
21 E eu, o Senhor, faço-lhes uma promessa de que o anjo destruidor passará por eles, como os filhos de Israel, e não os matará. Amém.

4 – O serviço
“Aqueles que Discreta e prestativamente fazem o bem são um exemplo de consagração.”Servir ao próximo demonstra nossa dedicação ao Senhor e ao bem-estar de seus Filhos. Jesus Cristo disse: “em verdade vos digo que quando o fizeste a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizeste” Mateus 25:40






O rei Benjamim também ensinou: quando estais a serviço de vosso próximo, estais somente a serviço de vosso Deus. (Mosias 2:17)




5 – A integridade

Se aceitarmos a salvação nos termos em que nos foi oferecida, teremos que ser sinceros em cada pensamento, reflexão e meditação, em nosso circulo de amigos, em nosso negócios, em nossas declarações e em todas as ações de nossa vida. (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young, 1997, p. 293)
Integridade não é Ingenuidade. Ingênuo é quem acha que não teremos de prestar conta a Deus. 3 Néfi 27:14
A bondade e a integridade não te abandonem, ata-as ao pescoço, escreva-as na tábua do coração. E alcançaras favor e bom sucesso aos olhos de Deus e dos Homens. Provérbios 3:3-4

Nenhum comentário: