terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O dom do Amor - Nutrir e apascentar


O amor deve ser contínuo para ser verdadeiro. O amor requer tempo. Muitas vezes, as pessoas confundem a conveniência, a paixão, estímulo, persuasão ou cobiça com o amor. Quão superficial e vazio seria nosso amor,se não fosse mais profundo do que o despertar de um sentimento momentâneo ou a expressão em palavras tão passageiras quanto o tempo que levamos para dizê-las.(…) Devemos, em intervalos regulares e adequados, reafirmar às pessoas o nosso amor, e depois dedicar o tempo necessário para provar esse amor por meio de nossas ações. O verdadeiro amor exige tempo.
O Grande Pastor pensava o mesmo ao ensinar: ‘Se me amais, guardai os meus mandamentos’ (João 14:15; grifo do autor) e ‘Se me amas, apascenta as minhas ovelhas’ (João 21:16; grifo do autor). O amor exige ação para ser contínuo. O amor é um processo. O amor não é uma declaração. Não é um anúncio nem um desejo temporário. O amor não é uma utilidade nem uma conveniência. ‘Se me amais, guardai os meus mandamentos’ e ‘se me amas, apascenta as minhas ovelhas’ são proclamações feitas por Deus que devem lembrar-nos de que muitas vezes podemos demonstrar melhor o nosso amor por meio de processos como nutrir e apascentar. (…) Élder Marvin J. Ashton

Quero lembrar que, conforme Mórmon ensinou claramente, esse amor, essa capacidade, aptidão e troca que tanto almejamos, é um dom. Ele nos é “concedido”, essa é a palavra usada por Mórmon. Ele não vem sem esforço ou sem paciência, mas, como a própria salvação, no final é um dom, concedido por Deus para os “verdadeiros seguidores de seu Filho, Jesus Cristo” Élder Jeffrey R. Holland

 
Em Moroni 7:45 vemos que a caridade é o “É o puro amor de Cristo”, “é sofredora e é benigna”, “não é invejosa”, “não se ensoberbece”, “não busca seus interesses”, “não é egoísta”, “não se irrita facilmente”, “não suspeita mal”, “não se regozija com a iniqüidade, mas regozija-se com a verdade”.

E ainda: Caridade é o puro amor de Cristo, e permanece para sempre; e para todos que a possuírem no último dia, tudo estará bem. Portanto, meus amados irmãos, roguem ao Pai com toda a energia de vosso coração, que sejais cheios deste amor, que ele concedeu a todos os que são verdadeiros seguidores de seu Filho, Jesus Cristo. Moroni 7:47-48

Como Joseph Smith declarou na Décima terceira Regra de Fé: “Cremos em ser honestos, verdadeiros, castos, benevolentes, virtuosos, e em fazer o bem a todos os homens; na realidade, podemos dizer que seguimos a admoestação de Paulo: Cremos em todas as coisas, confiamos em todas as coisas, suportamos muitas coisas e esperamos ter a capacidade de tudo suportar. Se houver qualquer coisa virtuosa, amável, de boa fama ou louvável, nós a procuraremos. (Regras de Fé 1:13)”.

 
Assim, nós mórmons acreditamos que caridade é amor e o exemplo perfeito é Jesus Cristo, ou seja, amar Cristo, sentindo Seu amor para si, e compartilhando esse amor para com outros. Para tanto devemos pedir o dom do amor ao Pai Celestial, em sincera oração, com fé, assim, se tivermos um vida consagrada o Senhor nos recompensará com os dons espirituais.

No Novo Testamento, o apóstolo Paulo escreveu sobre caridade aos membros da Igreja de Cristo em Coríntios. Ele escreveu:

“Ainda que eu falasse as línguas de homens e de anjos, e não tivesse caridade, seria como o metal que soa, ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse caridade, nada seria” (1Coríntios 13:1-2) .

De Paulo, aprendemos que essa caridade é uma característica absolutamente essencial dos verdadeiros seguidores de Cristo. Se um acredita que eles têm toda a fé e conhecimento no mundo, mas eles não têm caridade, eles verdadeiramente não são convertidos ao Evangelho de Cristo, ou como Paulo diz, “nada” são.


"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.



E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.


Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.


O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco. Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade" Filipenses 4:6-10



Nenhum comentário: