segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Como Organizar um Chá de Cozinha (Chá de Panela) - wikiHow

Como Organizar um Chá de Cozinha (Chá de Panela) - wikiHow

Passos

Com o dia do casamento chegando, é hora de pensar no chá de cozinha para a noiva, também conhecido como chá de panela. Seja o seu próprio casamento, de uma amiga ou de uma parente, o chá de cozinha é o evento mais divertido antes do casamento. Aqui você tem algumas dicas de como organizar um chá de cozinha inesquecível.


3 Meses Antes

  1. 1
    Verifique se o caminho está livre. Verifique com a família e amigas da noiva se alguém já planejou um chá de cozinha para ela. Já pensou dois chás com os mesmos convidados? Considere as seguintes possibilidades:




    • Se você é colega de trabalho da noiva e gostaria de organizar um chá no local de trabalho, é menos provável que você interfira nos planos da família e das amigas dela.
    • Se você é a mãe da noiva, sinta-se livre para planejar um chá para a sua filha; no entanto, esteja ciente de que, em algumas partes do mundo, é considerado como etiqueta geral de casamento que a mãe da noiva não planeje o chá. Apesar disso, mais e mais pessoas estão ignorando esta "regra". A escolha fica a seu critério.
  2. 2
    Decida sobre uma data. Tradicionalmente, o chá não se realiza até um mês antes do casamento. Mas as pessoas estão cada vez menos inclinadas a seguir esta norma e escolhem uma data que atenda às suas próprias necessidades. Apenas confira antes se o casal teve a oportunidade de informar a todos sobre o casamento primeiro. Você não vai querer constranger ninguém.
  3. 3
    Converse com a noiva. É para o caso de você não ter a intenção de pegá-la de surpresa com o chá. Com todo o rebuliço que costuma rolar com esse tipo de evento, é melhor deixar as coisas claras antes. Por exemplo, deve-se evitar convidar gente que não está na lista para a recepção. Além disso, o chá deve estar de acordo com as vontades da noiva. Será que ela quer um chá de cozinha só para mulheres ou pode ter outros casais? Que datas e horários seriam melhores para ela? Que lugar seria ideal para ela?


    • Se você quer que a noiva participe dos preparativos sem se desgastar, ela pode ficar apenas com a tarefa de lhe informar a lista de convidados e a data. A escolha do tema para a festa e outros detalhes podem ficar por sua conta, das damas de honra e dos familiares dela. .
  4. 4
    Escolha um local. Agora vem a melhor parte! Seja uma praia, um restaurante ou hotel de luxo, a localização do evento pode mudar tudo. Se você decidir seguir um tema específico, a sua localização deve refletir isso.


    • Você provavelmente não gostaria de ter as tias idosas da noiva em um bar cheio de fumaça. Às vezes, o chá é realizado na casa de um dos parentes, da madrinha de casamento ou mesmo na casa da noiva. Considere uma área de piquenique, um barco ou um churrasco no quintal. O local da festa deve combinar com a personalidade da noiva e com o seu orçamento.
  5. 5
    Decida qual será a data do evento. Reza a tradição que o chá de cozinha deve ser feito um mês antes do casamento, mas hoje em dia leva-se mais em conta a conveniência e praticidade. O cuidado mais importante que você deve ter é conferir se os noivos já avisaram todo mundo sobre o casamento. Você não precisa dar nenhum fora!


    • Confira se todo mundo estará disponível na data. Depois de definir qual será o melhor dia para todos, ligue para o salão de festas ou local do evento para fazer as reservas - caso o chá não vá ser realizado na casa de alguém.
  6. 6
    Faça a lista de convidados. Peça à noiva e à mãe dela que lhe passem os nomes de quem querem convidar. Se já estão planejando outro chá de cozinha, procure não convidar as mesmas pessoas. É ridículo fazer com que o mesmo convidado seja obrigado a comparecer a dois chás e a comprar dois presentes para a mesma ocasião!


    • Outro cuidado a tomar é não convidar gente que não está na lista de convidados para o casamento. Por exemplo, você não pode sair convidando a Paula dos tempos de colegial só porque achou que ela ainda tinha amizade com a noiva. É preciso bom-senso e cuidado para não sair por aí ofendendo as pessoas.

2 Meses Antes

  1. 1
    Mande um e-mail para os convidados pedindo que "reservem a data" do evento, ou seja, que não marquem nada para esse dia. É importante também ligar para confirmar a presença de gente importante na realização da festa. Esse e-mail não serve como convite - ele apenas permite que todos consigam se organizar e planejar melhor os compromissos (ainda mais se eles morarem longe). Contate os convidados que você sabe que a noiva acha indispensáveis no dia - a melhor amiga da faculdade, parentes preferidos e a ala feminina da parte do noivo. Confira se todos poderão estar presentes.


    • Aproveite que você vai mandar mandar e-mails para todos e peça os endereços atualizados para enviar os convites pelo correio.
  2. 2
    Escolha um tema. Um tema ajuda diretamente na descontração do evento e ainda pode ter impacto sobre os presentes.


    • Considere usar o tema "Horas do Dia", onde cada convidada recebe um determinado horário do dia para servir de inspiração para comprar o presente. Por exemplo, a pessoa que receber o horário das 7:00 da manhã pode dar os itens de café da manhã (xícaras, bule, tábua de queijo, etc), enquanto quem receber as 18:00 horas pode presentear o casal com um conjunto de jantar (guardanapos, aparadores de prato, etc.) ou uma sanduicheira elétrica.
    • Outra ideia é ter um País como tema: Havaí, França, China ou Espanha, por exemplo. Você pode também adequar o seu tema ao local onde o chá será feito. Se for na praia, uma escolha óbvia é ter um luau ou tema havaiano.
    • Escolha um tema de caridade. Peça que as convidadas não levem presentes, mas doem dinheiro para uma obra de caridade. Tenha em mente que ela vai receber presentes de casamento de qualquer maneira, e um chá de cozinha com o intuito de ganhar presentes em dobro pode irritar as pessoas que também foram convidadas para o casamento.
  3. 3
    Defina um orçamento. Chás de panela podem ser bem baratos ou extremamente caros, dependendo da localização e do número de convidadas. Recrute algumas amigas da noiva para ajudar a planejar (e pagar!) o evento. Seja sensata, no entanto, já que a maior parte do dinheiro deve ir para o casamento e para a recepção, e não no chá. Se você é uma das madrinhas, considere pedir ajuda a todas as outras madrinhas. Um esforço em grupo não só diminui os seus custos, mas irá também ajudar o evento a correr muito mais tranquilo.


    • Junte-se com as outras amigas para decidir como será a decoração, o menu, as lembrancinhas, arranjos de flores, brincadeiras e outras atividades. Delegue responsabilidades, fazendo uma lista com as tarefas a serem feitas por cada uma. Se alguém tiver contatos úteis (ou tem o dom para fazer trabalhos manuais), fica muito mais fácil preparar tudo. O tema da festa não precisa ser definido agora, mas saber de antemão o que será necessário de qualquer forma já vai aliviar bastante o fardo para você.
  4. 4
    É hora de encomendar os convites e os itens especiais do menu. Os convites não precisam ser comprados - com criatividade, eles podem até mesmo ser feitos por você mesma. Vale conferir o artigo http://pt.wikihow.com/Fazer-Convites-de-Casamento. Assim eles serão únicos, personalizados e terão um valor sentimental especial.


    • Convites prontos, é hora de pensar nos itens especiais necessários para o chá de cozinha. Equipamentos, itens decorativos, etc. Dependendo da empresa onde você encomendar os itens, pode ser que levem até 2 meses para entregarem o pedido.

1 Mês Antes

  1. 1
    Organize, coloque os endereços e envie os convites pelo correio. Informe o endereço do cartório e, caso seja uma festa temática, deixe instruções claras e simples sobre sugestões de presentes. Deixe também seu e-mail e celular para que possam contatar você em caso de dúvida.


    • É uma boa idéia incluir um horário de término do chá no convite. Tem gente que não tem tempo para ficar olhando a noiva abrir presente após presente por horas a fio.
  2. 2
    Pense na decoração. Ela ajuda todo mundo a entrar no clima da festa. Se você está organizando um chá tendo o Havaí como tema, arranje algumas tochas tiki, folhas de palmeira e saias havaianas. Balões, serpentinas de papel crepom, centros de mesa, pratos - a lista de itens que podem ser usados não tem fim.


    • Pode-se também desistir completamente da idéia de fazer um chá de cozinha. Se você sabe que a noiva vai ficar totalmente sem graça em ficar abrindo presente atrás de presente e mergulhando em papel crepom enquanto participa das brincadeiras, é bem melhor usar o tempo que seria gasto no chá em uma tarde num spa ou salão de beleza maravilhoso com direito a saírem de lá sentindo-se renovadas e lindas. O importante é que vocês se divirtam juntas e tenham boas lembranças para guardar.
  3. 3
    Decida sobre o menu. Chás de cozinha são eventos em que não faltam lágrimas e risadas - e muitas comidinhas gostosas que ficam ainda melhores na companhia de amigos. O cardápio deve ser apropriado ao horário do evento.


    • Algumas sugestões: coxinhas, minisanduíches, risole de camarão, pastel folhado, cupcakes, salada de frutas, brigadeiro, etc.
      • Se os convidados se oferecerem para levar doces ou salgados, ligue para confirmar o que eles pretendem levar - assim você pode ajustar o menu de acordo.
  4. 4
    Prepare brincadeiras. Quanto mais apimentadas melhor! Elas são essenciais em qualquer despedida de solteira que se preze. Algumas sugestões:


    • Antes da festa, sente-se com o noivo e peça que ele faça uma lista de perguntas, de preferência perguntas para as quais a noiva não saiba as respostas. Depois, na festa, distribua as perguntas entre as convidadas para que cada uma delas pergunte algo à noiva. A cada resposta errada, a noiva tem que colocar um chiclete na boca. Após algumas respostas (erradas) sua boca estará tão cheia de chicletes que será difícil entender o que a noiva diz; todos irão, certamente, cair na gargalhada.
      • Se a mãe da noiva ou do noivo estiverem presentes, tome cuidado com as perguntas (dependendo do gênio dela, pode haver confusão!)
    • Antes da festa, consiga uma foto do noivo e compre balões coloridos. Reúna fotos de homens sensuais e bonitões. Faça rolinhos bem apertados das fotos e amarre-os com uma fita ou elástico. Coloque uma foto em cada balão antes de enchê-lo. Na festa, cada mulher tem que pegar uma bola e estourá-la. Quem conseguir o balão com a foto do noivo ganha um prêmio
      • Você não precisa ser uma animadora de auditório com as brincadeiras. O pessoal já estará bem alegrinho com as comidinhas, bebidas e a companhia um do outro.
  5. 5
    Compre algumas lembrancinhas. É de bom gosto agradar as convidadas com um presentinho. No site da Elo7 pode-se encontrar lembrancinhas por 1 real cada! Já no Mercado Livre, há kits de lembrancinhas com 30 unidades a 25 reais!


    • É tarefa da anfitriã conferir se todos os convidados receberam uma lembrancinha. Embrulhe tudo com carinho e, se puder, compre as lembrancinhas de acordo com o tema da festa.

2 Semanas Antes

  1. 1
    Cuide dos detalhes importantes. É a hora de encomendar flores e pegar os itens que amigos ou familiares ofereceram emprestados. Por exemplo: CDs, cestas, travessas para sobremesas, bandejas de prata, etc.


    • Faça uma lista de compras para a comida e a bebida. Deixe já comprados ingredientes difíceis de encontrar. A hora é boa também para comprar as bebidas.
  2. 2
    Compre o presente para a noiva. Ele não precisa impressionar tanto - afinal, você já está tendo todo o trabalho de planejar o chá de cozinha dela!


    • Se ela for bastante exigente e uma pessoa difícil de presentear, pergunte às outras damas de honra o que elas deram. Elas podem lhe dar dicas preciosas ou vocês todas podem se juntar para uma vaquinha para comprar um presentão.
    • Caso o seu bolso permita, você pode até mesmo se oferecer para pagar a lua-de-mel da noiva! É um presente a menos para ela desembrulhar durante o chá e é certeza de que ela vai adorar.
  3. 3
    Escolha a sua roupa para o chá de cozinha. Finalmente, um momento só seu! Já que você será a anfitriã, você tem que estar fabulosa no dia! A desculpa perfeita para comprar aquele vestido que você tem namorado há tanto tempo na vitrine!



Dias Antes

  1. 1
    Confirme, confirme, confirme. Vale até tirar um dia de folga no trabalho para dar conta de todas as ligações a serem feitas. Mas uma vez terminado o trabalho, maravilha! Tranque-se na sala com a lista de telefones e mãos à obra.


    • Confirme as reservas. Caso não vá usar um salão de festas ou restaurante, pule esse passo.
    • Confirme os pedidos e os horários de entrega. Isso vale para flores, comida, equipamentos e amigos que ficaram de trazer coisas para ajudar.
    • Confirme a presença dos convidados. Talvez esse seja o passo mais importante. Ligue para eles para conferir se os números de telefone estão corretos e que você pode contar com quem ficou de ajudar.
  2. 2
    Faça um planejamento da organização do espaço disponível. Uma mesa grande pode parecer o suficiente, mas junte 28 caixas de liquidificador e aí o espaço já será pequeno demais. Leve em conta a acomodação dos convidados, o espaço necesssário para as brincadeiras, os arranjos de flores, a decoração e a comida.


    • Deixe preparados todos os materiais necessários para as brincadeiras antes de reservar espaço para eles.
  3. 3
    Compre comidas que devem ser consumidas frescas. Se você puder deixar a comida preparada dias antes, melhor ainda. Você vai precisar administrar o seu tempo com maestria. Na medida que os minutos passam, peça ajuda às outras damas de honra e parentes da noiva.


  4. 4
    Distribua a decoração, os equipamentos necessários e deixe as lembrancinhas organizadas. Defina a onde ficarão as mesas e cadeiras de acordo com o seu planejamento de espaço. Deixe tudo pronto antes da hora de começar a festa. Terminado o trabalho, respire fundo e tente lembrar se você não esqueceu de mais nada.


    • Aproveite as últimas horas para conferir se está tudo correndo bem. Alguém esqueceu de trazer alguma coisa? Se uma amigo está disponível, ele pode te ajudar a organizar as coisas?

No Grande Dia

  1. 1
    Mantenha-se organizada. No dia da festa, mantenha uma lista na mão e peça ajuda a outras pessoas. Se você optou por uma grande decoração, chegue ao local da festa bem cedo. Lembre-se de todos os seus itens: as fotos, balões, bolo, etc.


    • A onde você for, carregue o celular junto. Os bufês ou amigos certamente ligarão para pedir uma orientação ou esclarecer dúvidas.
  2. 2
    Deixe o local acessível para os convidados. Coloque balões ou setas do lado de fora para que niguém passe pelo lugar despercebido. Você pode também pedir para alguém ficar vigiando o lado de fora.


    • Caso a festa seja em um local público, pergunte à prefeitura que tipo de sinalização ou placas podem ser usadas ao longo do caminho para orientar os convidados..
  3. 3
    Seja uma boa assistente. Quando a noiva abrir os presentes, tenha uma caneta e papel à mão. Sente-se ao lado dela e escreva o nome de cada pessoa que lhe der um presente. Isto será uma grande ajuda para a noiva quando ela escrever notas de agradecimento. Na verdade, muitas noivas não conseguem agradecer ninguém sem esta lista!


  4. 4
    Ajude a limpar. Não deixe o local sujo depois da festa. Mesmo que a festa tenha sido na praia ou numa área de piquenique, você ainda precisa limpar a sua bagunça. Dê as sobras do bolo para a noiva levar para casa e confira se todas as convidadas ganharam as lembrancinhas. Geralmente, algumas das convidadas terão boa vontade o suficiente para ajudá-la a limpar o local

Nenhum comentário: