quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ostra Feliz Não Faz Pérola



"Ostras são moluscos, animais sem esqueletos, macias, que são as delícias dos gastrônomos. Podem ser comidas cruas, de pingos de limão, com arroz, paellas, sopas. Sem defesas - são animais mansos - seriam uma presa fácil dos predadores.

Para que isso não acontecesse a sua sabedoria as ensinou a fazer casas, conchas duras, dentro das quais vivem.

Pois havia num fundo de mar uma colônia de ostras, muitas ostras. Eram ostras felizes. Sabia-se que eram ostras felizes porque de dentro de suas conchas, saía uma delicada melodia, música aquática, como se fosse um canto gregoriano, todas cantando a mesma música. Com uma exceção: de uma ostra solitária que fazia um solo solitário... Diferente da alegre música aquática, ela cantava um canto muito triste... As ostras felizes riam dela e diziam: "Ela não sai da sua depressão..." Não era depressão. Era dor. Pois um grão de areia havia entrado dentro da sua carne e doía, doía, doía. E ela não tinha jeito de se livrar dele, do grão de areia. Mas era possível livrar-se da dor.

O seu corpo sabia que, para se livrar da dor que o grão de areia lhe provocava, em virtude de sua aspereza, arestas e pontas, bastava envolvê-lo com uma substância lisa, brilhante e redonda. Assim, enquanto cantava o seu canto triste, o seu corpo fazia o seu trabalho - por causa da dor que o grão de areia lhe causava.

Um dia passou por ali um pescador com seu barco. Lançou a sua rede e toda a colônia de ostras, inclusive a sofredora, foi pescada. O pescador se alegrou, levou-a para sua casa e sua mulher fez uma deliciosa sopa de ostras. Deliciando-se com as ostras, de repente seus dentes bateram num objeto duro que estava dentro da ostra. Ele tomou-a em suas mãos e deu uma gargalhada de felicidade; era uma pérola, uma linda pérola. Apensa a ostra sofredora fizera uma pérola. Ele tomou a pérola e deu-a de presente para a sua esposa. Ela ficou muito feliz..."

Ostra feliz não faz pérolas. Isso vale para as ostras,e vale para nós, seres humanos.

As pessoas que se imaginam felizes simplesmente se dedicam a gozar a vida. E fazem bem. Mas as pessoas que sofrem, elas têm de produzir pérolas para poder viver. Assim é a vida dos artistas, dos educadores, dos profetas. Sofrimento que faz pérola não precisa ser sofrimento físico. Raramente é sofrimento físico. Na maioria das vezes são dores da alma.

Rubem Alves

O QUE É ESSA COISA QUE OS HOMENS CHAMAM DE MORTE?

O QUE É ESSA COISA QUE OS HOMENS CHAMAM DE MORTE?

FUNERAL PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY

Letra de Gordon B. Hinckley / Música de Janice Kapp Perry
1 - O que é essa coisa que os homens chamam de morte?
Essa quieta passagem durante a noite...
Não é o fim, mas o começo
De mundos melhores e luz superior

2 - Ó, Deus, toque meu dolorido coração
E acalme meus problemáticos e assustadores temores
Permita que a esperança e a fé, transcendentes, puras,
Dêem(-me) força e paz, além das minhas lágrimas.


3 - Não há morte, apenas mudança
Com a recompensa da vitória alcançada
O dom Dele, que amou todos os homens,
O Filho de Deus, o Santo.

'Amor é fogo que arde sem se ver'


'Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, muda-se o ser, muda-se a confiança; todo o mundo é composto de mudanças' – diz o poeta português Luís Vaz de Camões que, segundo curiosos, teria nascido em 4 de Fevereiro de 1524 ou 1525. Não se sabe ao certo, mas biografia de autor literário nunca foi importante.

O que interessa é que, apesar das mudanças do mundo, das novidades sem esperança, ficam as saudades do bem. E o bem se eterniza por si só, sendo reconhecido apenas por quem é do bem. Refiro-me agora ao poeta brasileiro Renato Russo, que em 1989 publicou a canção 'Monte Castelo', uma versão musical da I carta de São Paulo aos Coríntios e do seguinte soneto de Camões:

Amor é fogo que arde sem se ver,
É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamento descontente,
É dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar se de contente;
É um cuidar que ganha em se perder.
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata, lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Neste soneto, Camões define o amor baseado na contradição e explora duas figuras de linguagem: antítese e paradoxo. Como o objetivo aqui não é dar aula de teoria literária, se você ficar curioso de saber o que é soneto, antítese ou paradoxo, pergunte no comentário que eu respondo com prazer.

O que é o amor segundo essas 'definições' do poeta? Será que as coisas que vivemos no amor são exemplos dessas definições?

O fogo é algo que não se esconde, pois é visto e sentido, mas para o poeta 'Amor é fogo que arde sem se ver', ou seja, apenas o sentimos, mas não pelos sentidos. Nossos sentidos são limitados em relação às sensações ardentes do amor. Por isso, ele é comparado também a uma ferida cuja dor não é sentida ('É dor que desatina sem doer').

Lembro aqui daquelas pessoas que amam, sofrem, mas continuam amando. Lembro-me também de outro poeta português, Almeida Garrett que, no século XIX, escreveu: 'O excesso do gozo é dor', alegando que 'não há ser bastante para este gozar sem fim', legitimando assim o 'contentamento descontente', o fato de que nunca estamos satisfeitos no amor, mesmo que sejamos correspondidos, pois o amor 'é nunca contentar-se de contente'.

Outro aspecto do amor é o desapego próprio deste sentimento: 'É um não querer mais que bem querer / É um cuidar que ganha em se perder'. De fato, quem ama de verdade não quer nada além do bem do outro, mesmo que o bem do outro seja que você fique longe dele. No amor verdadeiro, você perde para ganhar ou ganha ao perder.

O amor é individual e acarreta a solidão, quer seja por necessidades não supridas, quer seja porque às vezes é preciso ficar só e, assim, as pessoas sentem-se num 'andar solitário entre a gente'.

No amor há liberdade e livremente se quer 'estar preso'.

O amor é servir ao vencedor, mas só há vencedor quando há uma batalha ou disputa. Amar, então, é colocar-se a serviço de quem vence esta competição. Não está dito que este alguém deve ser o outro. Às vezes, você vence e precisa colocar-se a serviço de si mesmo. Mas o fogo torna-se visível e a dor desatina sem dó nem piedade quando o vencedor é nosso rival. Assim, 'servir a quem vence' é f... deixa pra lá!

Amar é ser leal com quem nos mata. Jesus Cristo já havia dito - contra a lei do 'olho por olho, dente por dente' - que é preciso 'dar a outra face', perdoar e dar ao outro a oportunidade de ele não nos magoar mais, independentemente do risco que corremos de sermos magoados novamente. Isto é ser leal com quem nos mata.

Camões encerra com uma pergunta que, ordenada diretamente, fica assim: 'Mas como o favor do amo pode causar amizade nos corações humanos, se o mesmo amor é tão contrário a si?'

Como posso me tornar amigo de quem amo, se o amor me cega, neutraliza meus sentidos, não me satisfaz; se eu quero mais que o bem do outro, quero o meu bem que creio ser o outro; se mesmo acompanhado me sinto só; se quero sempre ganhar sem nunca perder e não sirvo a quem vence; se estou preso contra minha vontade; se minha lealdade só se manifesta como retribuição à lealdade alheia, não poderei amar ninguém, nem como amigo.

Digam agora se Camões não será eternamente atual?

Texto retirado da página:
http://www.orm.com.br/helderbentes/capa/default.asp?codigo=248645

Porto Alegre



Mês passado, mais precisamente no sábado dia 26/03, Porto Alegre completou  239 anos , li no Blog Ktralhas sobre o aniversário da Cidade e por ser uma Bela Cidade aproveito para recomendar para quem ainda não conhece.

Para completar a beleza da Cidade, temos o Templo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias.



Endereço físico:

RUA GENERAL SALVADOR PINHEIRO, 50
VILA JARDIM
PORTO ALEGRE - RS
91320-240
Brazil
Telefone: (55) 51-3338-0400





Acontecimentos Importantes:
Anúncio 30 setembro 1997
Abertura da terra 02 maio 1998
Visitação 02 dezembro 2000 - 08 dezembro 2000
Dedicação 17 dezembro 2000


É uma cidade linda, culturalmente ativa e repleta de opções de lazer, muitos gratuitos ou de baixo custo, tem diversão para todos os gostos e também para todos os bolsos.

Existem pontos turísticos e culturais que não podem ser ignorados por quem vem conhecer a cidade como: Theatro São Pedro, os Altos da Duque, Parcão, Praça da Matriz, Catedral Metropolitana, Palácio Piratini, Laçador, Usina do Gasômetro, cais do porto, os Parques Marinha e Harmonia, Jardim Botânico (um dos 5 maiores do Brasil), Casa de Cultura Mário Quintana, mercado público central, Ponte de Pedra e o monumento aos Açorianos, Chalé da Praça XV, Planetário, Museu da Varig, MARGS, os estádios Beira Rio e Olímpico, teatros, igrejas, prédios históricos, museus, além da variada gastronomia, são só alguns dos inúmeros atrativos da cidade.

Sou apaixonada por comida japonesa, então, não poderia deixar a recomendação do Restaurante Saikô - Buffet de Sushi/Sashimi e À la Carte. Todos os dias a partir das 19:00. Rua: Ijuí, 668, Bela Vista, Porto Alegre - Rio Grande do Sul. Tele-Entrega e Reservas: 51 3333-5533/51 3388-7200 .
http://www.restaurantesaiko.com.br/site-novo/ 
 
 

O Parque Farroupilha, também conhecido como Parque da Redenção, é o mais antigo e ao mesmo tempo o mais moderno e bonito parque de Porto Alegre. Com 76 anos de existência, recebe em torno de 9 milhões de visitantes por ano.

O Parque possui uma área de 37,5ha onde se pode caminhar por entre os mais de 8 mil espécies vegetais, entre flora nativa e exótica, conhecer monumentos belíssimos como o monumento ao expedicionário, andar de pedalinho no lago, visitar o orquidário e o mini-zoo, brincar com as crianças na pracinha ou no parquinho de diversões, fazer umas comprinhas nas lojas de conveniência, na feira ecológica. Pode ainda saciar a fome numa das diversas lancherias disponíveis, ou dar um passeio romântico à noite junto ao lago da fonte luminosa. Um ótimo lugar para divertir com a família, amigos e namorados.




Vista da parte central do parque, os espelhos d'água e o chafariz









Chalé da praça XV








Viaduto Otávio Rocha que interliga a Av. Borges de Medeiros aos Altos da Duque













"Conhecer Porto Alegre, mais do que um passeio turístico, é um acontecimento, uma experiência a ser intensamente vivida.Mas não há nada que me emocione mais em Porto Alegre do que chegar na cidade. A vista de sobre a belíssima ponte do Guaíba (nosso lago que chamamos de rio), é simplesmente magnífica! Chegando à cidade no final da tarde, além do famoso por do sol dourado que só o Guaíba tem (perdoem-me o excesso de bairrismo, mas porto-alegrense que se preza acredita que o pôr do sol do Guaíba é o mais lindo de todo o universo) pode-se avistar a cidade com seus prédios, morros, avenidas, os viadutos da entrada da cidade, os trilhos do trensurb, a usina do Gasômetro e o cais do porto todo iluminado numa linda mistura de elementos urbanos totalmente agregados à paisagem." (Tuka Siqueira).
Fonte: http://ktralhas.blogspot.com/2011/03/porto-alegre-e-demais.html#comment-form


Para lembrar tem a Gravação do DVD do Jota Quest, La Plata, feita em Porto Alegre

Além do Horizonte


Existe um lugar
Bonito e tranquilo
Pra gente se amar...


La LaraLaraLaraLara Lala
La LaráLaráLaraLara Larala
La LaraLaraLaraLara Lala
La LaraLaraLaraLara Larala...


Além do horizonte deve ter
Algum lugar bonito
Pra viver em paz
Onde eu possa encontrar
A natureza
Alegria e felicidade
Com certeza...
La nesse lugar
O amanhecer é lindo
Com flores festejando
Mais um dia que vem vindo...


Onde a gente pode
Se deitar no campo
Se amar na relva
Escutando o canto
Dos pássaros...


Aproveitar a tarde
Sem pensar na vida
Andar despreocupado
Sem saber a hora
De voltar...


Bronzear o corpo
Todo sem censura
Gozar a liberdade
De uma vida
Sem frescura...


Se você não vem comigo
Nada disso tem valor
De que vale
O paraíso sem o amor...


Se você não vem comigo
Tudo isso vai ficar
No horizonte esperando
Por nós dois...


Além do horizonte
Existe um lugar
Bonito e tranquilo
Pra gente se amar...


La Laralaralaralara Lala
La Laralaralaralara Larala
La Laralaralaralara Lala
La Laralaralaralará Larala...


Se você não vem comigo
Nada disso tem valor
De que vale
O paraíso sem amor...


Se você não vem comigo
Tudo isso vai ficar
No horizonte esperando
Por nós dois...
Além do horizonte
Existe um lugar
Bonito e tranquilo
Pra gente se amar....


La LaraLaraLaraLara Lala
La LaraLaraLaraLara Larala
La LaraLaraLaraLara Lala
La LaraLaraLaraLara Larala
La LaraLaraLaraLara Lala
La LaraLaraLaraLara Larala
La LaraLaraLaraLara Lala
La LaraLaraLaraLara Larala...

quarta-feira, 6 de abril de 2011

PAZ


Pode não ser possível erradicar, em uma geração, o instinto de combate e luta. Nem é desejável erradicar isso por inteiro.

Os homens devem continuar a lutar, mas eles devem pelejar por coisas que valham à pena, não por linhas geográficas imaginárias, preconceito racial ou ganância embalada nas cores do patriotismo. Suas armas devem ser as do espírito, da bondade, e não metralhadoras e tanques.

Nós devemos estar preparados para fazer os mesmos sacrifícios heróicos pela causa da paz que fazemos de bom grado pela causa da guerra.

Não há tarefa que seja mais importante próxima do meu coração. Nada que eu possa dizer ou fazer vai mudar a estrutura do universo. Mas, quem sabe, ao levantar minha voz, eu possa ajudar a maior de todas as causas – aquela que preconiza a paz e a boa vontade entre os homens.

Albert Einstein
Físico alemão, naturalizado norte-americano
(Em entrevista concedida no ano de 1930 nos Estados Unidos)


Sensibilidade


História do menino que olhou para o céu e perguntou:

Papai, que é que a Lua está anunciando, é uma alegoria do que aconteceu a relação entre homem e natureza na era da razão formalizada. Por um lado, a natureza foi despojada de todo valor ou significado intrínseco.

Por outro, o homem foi despojado de todos os objetivos, exceto o de autoconservação. Ele tenta transformar tudo o que está a seu alcance em um meio para determinado fim.

Qualquer palavra ou sentença que insinuem relações que não sejam pragmáticas tornam-se suspeitas. Quando pedem a um homem que admire algo, que respeite um sentimento ou atitude, que ame uma pessoa por ela mesma, ele fareja sentimentalismo e suspeita que estão querendo levá-lo na conversa ou tentando vender alguma coisa.

Embora as pessoas possam não perguntar o que é que a Lua estaria anunciando, tendem a pensar nela em termos de balística ou de milhas aéreas.

A completa transformação do mundo em um mundo mais de meios do que de fins é em si mesma a conseqüência do desenvolvimento histórico da produção.

Quanto mais a produção material e a organização social se tornam complicadas de reificadas (coisificadas), mais difícil se torna o reconhecimento dos meios como tais, desde que eles assumem a aparência de entidades autônomas. (...)

A moderna insensibilidade para com a natureza é de fato apenas uma variação da atitude pragmática que é típica da civilização ocidental como um todo.
Por Max Horkheimer

O Bastante para mim



Não sou alguém importante.

Apenas um homem comum,
com pensamentos comuns,
que leva uma vida comum...
Não há monumentos dedicados a mim,
e meu nome logo será esquecido...

Mas, em um aspecto eu obtive um sucesso glorioso,
quanto qualquer um que já tenha vivido;

Amei alguém com meu coração e minha alma.


E isso sempre foi o bastante pra mim.

(Nicholas Sparks - Noah Calhoun)

Razão e Emoção – É preciso inteireza - Fabiano Brum



Existem situações em nossa vida em que temos de escutar as informações, os sons e os sentimentos que nos rodeiam para tomarmos decisões, caminhos ou realizar escolhas.

São inúmeras estas informações e, tome-se como exemplo, as informações detalhadas abaixo:

Externas: São aquelas informações advindas de conselho de amigos, de especialistas, análises financeiras, opinião pública, pesquisar o cliente, entre muitas outras.

Próprias: São as informações advindas de nossas próprias percepções, sentimentos, experiências, além daquelas que vêm de nosso conhecimento técnico, nossa razão e nossa emoção

Muitas vezes, não existe um caminho único a ser seguido, do mesmo modo que também não existe uma verdade absoluta a ser acreditada.

Muitas escolhas podem até levar-nos para os mesmos lugares ou, até mesmo, para resultados bem distantes.

Certa vez, o filósofo Confúcio disse: “Onde quer que vás, vá de todo o coração”.

Confúcio estava nos dizendo que precisamos ser fiéis a nós mesmos, utilizarmos da razão, porém ela deve ser embebida na sensibilidade, estarmos presentes em razão e em emoção.

Devemos agir tecnicamente, porém com o sentimento daquele que ama o que faz, respeita seus ideais e, principalmente, tem respeito por outras pessoas.

Basta você olhar para os lados e verá quantas pessoas estão trabalhando sem nenhum tipo de sentimento, “ligadas no modo automático”, exercendo suas funções de forma mecânica, alheias aos acontecimentos e aos outros seres humanos que os cercam.  São pessoas que atuam sem prazer, sem vida, sem amor próprio ou amor pelo próximo.

Na vida, é preciso agir com inteireza. Inteireza é uma palavra definida no dicionário como a qualidade ou o estado daquilo que é inteiro; com integridade física e moral.

Precisamos estar inteiros para darmos o melhor de nós mesmos por aquilo que estamos fazendo naquele momento. Estar inteiro também é estar com o outro, pelo outro, interessados no bem-estar e no sucesso do outro, tais como clientes, parceiros, família, amigos e comunidade.

Um trecho da música "Por Inteiro" do cantor e compositor Wilson Sideral diz: “Não importa o arranjo, em conjunto somos mais do que solo”.

Estar inteiro não é estar sozinho, mas sim em sintonia com o mundo. Juntos somos mais do que um.

Da próxima vez que tiver que tomar uma decisão, estiver atendendo um cliente ou se relacionando com algo ou alguém, esteja por inteiro. E não se esqueça do velho amigo Confúcio: Onde quer que vás, vá de todo o coração”.

Afine-se para o sucesso!

Fabiano Brum é Palestrante especialista em motivação, vendas, empreendedorismo e educação, vem destacando-se em palestras, cursos e seminários pela maneira inteligente e criativa com que alia seu conhecimento musical aos temas de seus treinamentos. E-mail: contato@fabianobrum.com.br - Site: http://www.fabianobrum.com.br/




Comentários:
Ao ler o texto lembrei da passagem: "E Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração". Colossesnses 3:23. 

E Inteireza nos remete  à Integridade  e lembrei da Mensagem de David Todd Christofferson, Reflexões sobre uma Vida Consagrada. 
http://nanasilveira.blogspot.com/2011/02/reflexoes-de-uma-vida-consagrada.html