domingo, 28 de dezembro de 2008

Felicidade


Se queres dar-me uma flor, faze-o antes que eu morra. Se podes, hoje, fazer o milagrede um sorriso num rosto que chora, não coloques flores sobre tumbas: Se queres dar-me uma flor, faze-o agora! Se podes dar um lar ao orfãozinho, abrigo ao pobre que geme lá fora,não encolhas a mão - Deus está vendo.

Se podes dar-me uma flor, faze-o agora!

Se conheces o eterno caminho que leva ao templo onde a alegria mora, não guardes, egoísta, o teu segredo:

Se podes dar-me uma flor, faze-o agora!

Se podes dizer, em uma frase linda algo que faça a tristeza ir embora,dize-o enquanto posso agradecer sorrindo:

Se podes dar-me uma flor, faze-o agora!

Que farei eu, das orações, das flores,quando do mundo já não mais eu for?

Aos pés de Deus eu as terei tão lindas que não precisarei do teu amor!

Nâo esperes o instante da partida:

Se queres me fazer feliz, faze-me agora!

Para que chorar de remorso e de saudade?

Custa tão pouco a felicidade...

Ainda que...


"Ainda que...
Ainda que eu perdesse todo esse meu dom de fazer de vocês pequeninos sorrirem eu me lembraria de como os sorrisos em suas faces eram sempre sinceros e em demasia grandes em comparação aos seus delicados olhos.
Ainda que com a velhice eu além de perder Minha juventude também perdera minhas façanhas eu me recordaria de todos que fiz e que me fizeram eu estaria sempre a me ver em olhos fascinantemente Cheios de vidas e de sonhos e neles eu veria Refletidas as crianças.
Ainda que todos os neguem a infância, os brinquedos, ou as histórias na beira da cama eu sei, você sabe... as crianças, elas são doces demais, elas inventariam um lugar oposto e fariam tudo de lá conforme seu gosto. Pois ainda que lhe tirem tudo,Elas possuem a chamada IMAGINAÇÃO.
Ainda que lhe mostrem a dor eles renegam e apresentam a felicidade.
Ainda que lhe queiram mau, eles renegam e apresentam o carinho.
Ainda que lhe batam com ódio, eles te acariciam com tanto amor, com tal amor que eu nem sei se será mesmo isso correto...
Ainda que me digam que esse mundo esta perdido, eu nego, eu abro um sorriso maior e lhe digo...Além desse horizonte distante, existe sim um lugar. Eu aprendi com as crianças, que me ensinaram a cantar, me ensinaram a sorrir, a dançar, que apesar de tão pouco saberem. Sabem do pouco que se precisa pra viver.....É simples demais
E por assim tão simples, você insiste em complicar. Criando meias palavras e destruindo corações por inteiro...Veja bem, analise, não esqueça dos detalhes.
Será a ultima vez, não se esqueça foram Elas que me ensinaram...."

sábado, 18 de outubro de 2008

O Zelador da Fonte


Conta uma lenda austríaca que em determinado povoado havia um pacato habitante da floresta que foi contratado pelo conselho municipal para cuidar das piscinas que guarneciam a fonte de água da comunidade. O cavalheiro com silenciosa regularidade, inspecionava as colinas, retirava folhas e galhos secos, limpava o limo que poderia contaminar o fluxo da corrente de água fresca. Ninguém lhe observava as longas horas de caminhada ao redor das colinas, nem o esforço para a retirada de entulhos. Aos poucos, o povoado começou a atrair turistas. Cisnes graciosos passaram a nadar pela água cristalina. Rodas d´água de várias empresas da região começaram a girar dia e noite. As plantações eram naturalmente irrigadas, a paisagem vista dos restaurantes era de uma beleza extraordinária. Os anos foram passando. Certo dia, o conselho da cidade se reuniu, como fazia semestralmente. Um dos membros do conselho resolveu inspecionar o orçamento e colocou os olhos no salário pago ao zelador da fonte. De imediato, alertou aos demais e fez um longo discurso a respeito de como aquele velho estava sendo pago há anos, pela cidade. E para quê? O que é que ele fazia, afinal? Era um estranho guarda da reserva florestal, sem utilidade alguma. Seu discurso a todos convenceu. O conselho municipal dispensou o trabalho do zelador. Nas semanas seguintes, nada de novo. Mas no outono, as árvores começaram a perder as folhas. Pequenos galhos caíam nas piscinas formadas pelas nascentes. Certa tarde, alguém notou uma coloração meio amarelada na fonte. Dois dias depois, a água estava escura. Mais uma semana e uma película de lodo cobria toda a superfície ao longo das margens. O mau cheiro começou a ser exalado. Os cisnes emigraram para outras bandas. As rodas d´água começaram a girar lentamente, depois pararam. Os turistas abandonaram o local. A enfermidade chegou ao povoado. O conselho municipal tornou a se reunir, em sessão extraordinária e reconheceu o erro grosseiro cometido. Imediatamente, tratou de novamente contratar o zelador da fonte. Algumas semanas depois, as águas do autêntico rio da vida começaram a clarear. As rodas d´água voltaram a funcionar. Voltaram os cisnes e a vida foi retomando seu curso. Assim como o conselho municipal da pequena cidade, somos muitos de nós que não consideramos determinados servidores. Aqueles que se desdobram todos os dias para que o pão chegue à nossa mesa, o mercado tenha as prateleiras abarrotadas. Que os corredores do hospital e da escola se mantenham limpos. Há quem limpe as ruas, recolha o lixo, dirija o ônibus, abra os portões da empresa. Servidores anônimos. Quase sempre passamos por eles sem vê-los. Mas, sem seu trabalho o nosso não poderia ser realizado ou a vida seria inviável. O mundo é uma gigantesca empresa, onde cada um tem uma tarefa específica, mas indispensável. Se alguém não executar o seu papel, o todo perecerá. Dependemos uns dos outros. Para viver, para trabalhar, para sermos felizes!

sábado, 11 de outubro de 2008

A Arte de Gostar da Mulher!!





Ainda nos meus tempos de graduação em jornalismo na Uerj, fui assistir a uma palestra do fotógrafo André Arruda, que foi do JB, Globo e trabalhava, entre outras coisas, com moda. Em determinado momento da palestra ele relatava a sua experiência em fotografar nu artístico e soltou a seguinte frase: 'para fotografar nu feminino é preciso gostar de mulher'. Eu sorri, porque na minha cabeça aquilo parecia meio óbvio, mas antes que qualquer um fizesse algum comentário ele completou: - Não se trata de gostar de mulher no sentido sexual, ter tesão por mulher nua, essas coisas.
Isso pode ter também. Mas se trata de gostar de mulher em um sentido mais profundo. Gostar do universo feminino. Observar que cada calcinha é única, tem uma rendinha diferente e ficar entretido com isso - afirmou. O fato é que eu concordo com o conceito do Arruda sobre gostar de mulher. Não basta ser heterossexual, o machão latino. Para gostar de verdade de uma mulher são necessários outros requisitos que são raros. Por isso a mulherada anda tão INSATISFEITA. Sensibilidade é fundamental. Paciência também. O homem que não tem paciência para escutar a necessidade que a mulher tem de falar, ou sensibilidade para cativá-la a cada dia não gosta de mulher. Pode gostar de sexo com mulher. O que é bem diferente. Gostar de mulher é algo além, é penetrar em seu universo, se deliciar com o modo com que ela conta todo o seu dia, minuto por minuto, quando chega do trabalho. Ficar admirando seu corpo, ser um verdadeiro devoto do corpo feminino, as curvas, o cabelo, seios. Mas também cultuar a sagacidade feminina, sua intuição, admirar seu sorriso que é muito mais espontâneo que o nosso. Gostar de mulher é querer fazer a mulher feliz. Levar flores no trabalho sem nenhum motivo a não ser o de ver seu sorriso. É escutar pacientemente todas as queixas da chefa rabugenta, que provavelmente é assim porque seu homem não gosta de mulher. O homem que gosta de mulher não está preocupado em quantas mulheres ele comeu durante a vida, mas sim se ele está realizando sexualmente a sua esposa, noiva ou namorada, fazendo-as se sentirem desejadas, amadas, únicas, deusas, na cama e na vida. O homem que gosta de mulher não come mulher. Ele penetra não só no corpo mas na alma, respirando, sentindo, amando cada pedacinho do corpo, e, é claro, da personalidade. 'Para viver um grande amor é necessário ser de sua dama por inteiro', afirmou Vinícius de Moraes no poema; Para viver um grande amor. Para amar verdadeiramente uma mulher o homem deve ser totalmente fiel, traí-la, jamais. Amá-la até a raiz dos cabelos. Admirá-la, se deixar apaixonar todo dia pelo seu sorriso ao despertar e principalmente conquistá-la, seduzi-la, como se fosse a primeira vez. O homem que não tem paciência, nem tesão, nem competência para lhe seduzir várias e várias vezes, esse, minha amiga, não se iluda, não gosta nem um pouco de mulher. Conquistar o corpo e a alma de uma mulher é algo tão gratificante que tem que ser tentado várias vezes. Só que alguns homens, os que não gostam de mulher, querem conquistar várias mulheres. Os que gostam de mulher é que conquistam várias vezes a mesma mulher. E isso nos gratifica, nos fortalece e nos dá uma nova dimensão. A dimensão da poesia, do amor e em última instância do impenetrável universo feminino. Mas atenção amigos que gostam de mulher: gostar de mulher e penetrar em seu universo não é torná-las cativas e sim libertá-las, admirá-las em sua insuperável liberdade. Uma das músicas com que mais me identifico é uma em inglês - por incrível que pareça, para um nacionalista e anti-imperialista convicto. É a Have you really loved a woman. É do cantor Bryan Adams. A música foi tema do filme Don Juan de Marco, e em uma tradução livre quer dizer 'você já amou realmente uma mulher?'. Em toda a música o cantor fala sobre a necessidade de se conhecer os pensamentos femininos, sonhos, dá-la apoio, para amar realmente uma mulher. Essa música é perfeita. Como se vê, gostar de comer mulher é fácil. Agora gostar de mulher é dificílimo. Precisa ser macho de verdade para isso.

Luiz Fernando Veríssimo.

AGORA SÓ ME RESTA VOCÊ!...


Meus olhos percorrem a terra e me deparo com a dor da guerra,da miséria, do abandono, do ódio, da inveja, da vingança,da cobiça, do preconceito...Corre-me as lágrimas que roçam a face como se fosse um carinho vindo de um ser superior que faz com que meu coração não se entregue a esta sensação de derrota,ao ver meu próximo matando-se, uns aos outros,por disputa de territórios quando nem os seus próprios ainda conhecem e já desejam o de seu vizinho.A guerra suja e hipócrita lançada em nome de Deus,(como escudo protetor),como se tiros, armas, fossem o instrumento de amor deixado como exemplo pelo filho do rei do universo. Deparo-me ao mesmo tempo com a misériaenquanto que dirigentes de nações gastam fortunas em armas,vejo então, um irmão evitar de falar com outro devido a sua cor, a sua escolha sexual, a sua raça...e vejo aindaoutros desejarem simplesmente o que é de seu irmãocomo se não fosse direito daqueles outros terem. Ah quanta hipocrisia...E meus olhos já tomados por todo este sentimento de desilusão,Partem então em busca de nossos anciões eos encontra, na maior parte das vezes, sendo evitados por aqueles que lhe sucederam,e busco então à família e vejo a mesma sendo tomada pela falta de diálogo,onde o pai nem sabe o que ocorre com seu filho, e a esposa com o seu marido. Assim elevo meus olhos para o infinitoos pensamentos me fazem ver mais adiantecom o canto dos pássaros,com o azul dos oceanos,com o brilho do sol,com a magia da lua,com o verde das árvores,que devo ter ainda esperança e dela faço minha única companheira,busco a pena, e começo a jogar palavras sobre as linhas,minha arma será esta. Minha mensagem não poderá ser outra sem ser de esperança, afinal o criador de tudo, acredito, ainda nos dará uma chance para voltarmos a razão, façamos da esperança, irmã gêmea de nossas almas que haverá de se encontrar em nosso peito com a semente que todos temos por obrigação carregar a Fé.Assim unamos o amor, a fé, e a esperança se fortalecerá!

Paulo Nunes JuniorSP-Brasil

domingo, 21 de setembro de 2008

Amigos


Faça uma lista de grandes amigos

Quem você mais via há dez anos atrás...

Quantos você ainda vê todo dia

Quantos você já não encontra mais...

Faça uma lista dos sonhos que tinha

Quantos você desistiu de sonhar...

Quantos amores jurados pra sempre

Quantos você conseguiu preservar...

Onde você ainda se reconhece

Na foto passada ou no espelho de agora

Hoje é do jeito que achou que seria ?

Quantos amigos você jogou fora...

Quantos mistérios que você sondava

Quantos você conseguiu entender ?

Quantos segredos que você guardava

Hoje são bobos ninguém quer saber...

Quantas mentiras você condenava

Quantas você teve que cometer...

Quantos defeitos sanados com o tempo

Era o melhor que havia em você...

Quantas canções que você não cantava

Hoje assobia pra sobreviver...

Quantas pessoas que você amava

Hoje acreditam que amam você.

Faça uma lista de grandes amigos

Quem você mais via há dez anos atrás...

Quantos você ainda vê todo dia

Quantos você já não encontra mais...

Quantos segredos que você guardava

Hoje são bobos ninguém quer saber...

Quantas pessoas que você amava

Hoje acreditam que amam você.

(Oswaldo Montenegro)

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Amar, o maior desafio da vida




Amar, o maior desafio da vida
Zenaide Ramos da Silva

Sendo o Amor o mais nobre sentimento de que é capaz um ser humano, evidentemente não consiste em mera simpatia romântica, e muito menos em atração sexual; consiste em algo muito mais profundo, consiste na afirmativa do Cristo:- Mestre qual é o maior mandamento da lei?- "Amareis o Senhor vosso Deus de todo o vosso coração, de toda a vossa alma e de todo o vosso espírito; é o maior e o primeiro mandamento. E eis o segundo, que é semelhante àquele: Amareis vossa próximo como a vós mesmos. ( S. Mateus, cap. 22, v, 34 a 40).

Se compreendêssemos a grandiosidade dessa máxima ensinada por Jesus, certamente a humanidade já não se lamentaria de tanta dor e sofrimento, já não se lamentaria tanto das vicissitudes da vida, por que a vida deslizaria tranqüila como as águas límpidas de um rio calmo; não haveria tantas mágoas e nem tantas lágrimas. A dor de cada um, o rio de lágrimas que corre na fronte dos mais desalentados, com certeza, são vestígios de desamor a si e ao próximo.

Amar ao próximo como a si mesmo, é a receita prescrita pelo divino Mestre, capaz de desarmar corações enfurecidos, capaz de transformar pensamentos desprovidos desse sentimento que se pode afirmar ser a maior carência do ser humano que o impossibilita de experimentar e aprender a amar; amar para ser feliz, amar para fazer o outro também feliz. Leo Buscaglia, autor de um livro que fala sobre a maior experiência da vida, que é o

AMOR, escreveu:-" Ninguém pode dar aquilo que não possui; para dar amor, precisamos ter amor. Ninguém pode ensinar aquilo que não sabe, para ensinar o amor, precisamos compreendê-lo. Ninguém pode conhecer aquilo que não estuda; para estudar o amor, precisamos viver no amor. Ninguém pode admitir aquilo a que não se entrega; para se entregar ao amor, precisamos estarmos vulneráveis a ele."

Estarmos vulneráveis ao amor, é vivermos de tal forma que as nossas atitudes e exemplos possam servirem de ponte recíproca para tantos quantos por ela trafeguem, ou seja, para consolidação na praticidade da regra de ouro, que é fazer ao outro somente o que gostaríamos que fosse feito a nós. Cumprida esta assertiva, ninguém jamais se queixaria de ninguém, porque sendo o aprendizado do amor, o maior desafio na vida do homem, e este tivesse de perecer por não absolvê-lo, a humanidade certamente inteira, pereceria, por falta de amor.

Mas, tendo sido a criatura humana, criada para ser feliz, e a felicidade consistindo na vivência e prática do amor, estamos todos fadados a conhecer, experimentar, praticar e viver a maior experiência e desafio da vida, que é o AMOR.

Ninguém, tão bem expressou o sentimento de amor do que Paulo de Tarso, o apóstolo dos gentios, em sua primeira Epístola aos Corintios, no cap.13, em bela forma poética.

Ainda que eu falasse línguas, a de todos os homens e a dos anjos, e não tivesse amor, seria como um sino ruidoso ou um címbalo estridente.

E ainda que eu tivesse o dom de todas as profecias e o conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência, e ainda que eu tivesse toda a fé ao ponto de transportar montanhas, se eu não tivesse amor, eu nada seria.

E ainda que eu distribuísse toda a minha fortuna para alimentar os pobres, e que eu entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tivesse amor, nada disso me adiantaria, por que o amor não é vaidoso, é benigno..., não é leviano e não se ensoberbece.

domingo, 20 de julho de 2008

Dois Amigos




Quem me dará a mão
Quando do mundo não restar nada...
Quem mostrará a luz
Quando meus olhos estiverem
Cansados da escuridão...
Quem me trará a água
Quando minha boca
Estiver seca de sede...
Quem me mostrará a esperança
Quando meu mundo estiver
Tomado de desilusões...
Quem irá me ouvir
E me dar bons conselhos
Quando o mundo se fizer de surdo e se calar...
Quem irá atender ao telefone
Quando minhas mãos tremerem ao discar o número...
Quem irá ouvir meus gritos de socorro
E virá me socorrer...
Somos fiéis a uma amizade
Poderemos estar no abismo
Mas jamais soltaremos as mãos.
Mãos unidas por um forte laço
Chamado AMIZADE
Dois Amigos,
Duas Almas
Seguindo
Um Mesmo Caminho.